quarta-feira, março 15, 2006

À procura da Lua

Bem, chegou a minha vez de escrever no teu Blog.

Mas escrever sobre que? Como o nome do Blog é "As minhas Aventuras" (as tuas) nada melhor do que relatar aqui uma em que participei contigo.

Era uma vez ...

Num dia frio de inverno, ao ver a lua cheia resolvi dar outro uso ao teu "telescópio". Bem sei que o usavas de vez em quando para dar uma olhada aos passarinhos e as casas dos vizinhos. Mas desta vez ia ser diferente. A ideia era mostrar-te o céu como ele é na realidade, algo cada vez mais difícil de ver nas cidades.
Falei contigo e logo te disponibilizas-te a participar, disses-te logo que precisavamos de levar a lanterna e que levavas também os binóculos para mim (muito atencioso da tua parte).
Lá fomos nós, após a aprovação desconfiada da Mãe. Metemo-nos no carro e saímos da cidade. Chegados à cortada para o aeródromo entramos na terra batida e continuamos um bocado, desligamos as luzes e saímos do carro. O Céu estava lindo, iluminado pela lua cheia. O meu astrónomo amador começou logo à procura da Lua no "telescópio", mas a tarefa era difícil, o aparelho tremia e apenas se conseguia vislumbrar de relance o nosso satélite. Penso que não correspondeu totalmente às tuas expectativas iniciais. Não se viu o "rato da lua", não se viram detalhes como no "google earth" ou mesmo do "moon.google.com", mas em contrapartida mostrei-te o céu como ele é na realidade, que era afinal o meu objectivo inicial.

Ao escrever estas linhas lembrei-me também, das explicações que o teu avô João me deu sobre o assunto, quando tinha a tua idade. Quando, me procurava mostrar como funcionava o sistema solar com luzes de candeeiros e bolas. Depois já mais crescido foi no Planetário com o Sr. Máximo Ferreira, que comecei a interessar-me mais pelo assunto. A série que passou na televisão chamada Cosmos apresentada por um senhor chamado Carl Sagan foi o passo seguinte. Mais tarde continuei a ler coisas muito interessantes que espero te venham a interessar também no futuro. Mas, uma coisa de cada vez ...
Isto foi apenas o plantar de uma semente. Agora é só regar de vez em quando e esperar que germine e dê frutos.

Bem já chega por hoje!
Boa sorte para o teste de amanhã!

1 comentário:

Afonso Cardoso disse...

E adorei a nossa aventura.
Eu acho que me vai correr bem.